Programa da Rede Globo com IBP sobre Peritos Digitais

Published on by IBP Expert Witness (author)

Rede Globo - Fantástico - IBP Brasil e os riscos na perda de aparelhos celulares (photo: Rede Globo de Televisão)
Rede Globo - Fantástico - IBP Brasil e os riscos na perda de aparelhos celulares

O programa Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, produziu série sobre as profissões que estão em alta no Brasil, considerando que a de perito digital é uma das que mais se destacam. Em entrevista levada ao ar no início de 2014 e divulgada no Portal G1, o diretor do IBP esclarece que o perito digital é o homem de confiança do Poder Judiciário, ele tem que ser imparcial, equidistante em relação ao autor e ao réu de um processo judicial. Outras características importantes para o perito judicial citadas na entrevista são a integridade pessoal e a capacidade de manter a confidencialidade dos assuntos que tiver conhecimento, inclusive porque sempre lida com questões extremamente delicadas. 

O perito digital é um especialista na área de sistemas digitais cujo conhecimento vem de formação acadêmica em nível superior e experiência profissionais na área. A denominação perito indica a pessoa especificamente e diretamente nomeada pelo Magistrado para essa função, além dele podem existir dois outros tipos de peritos para representar as partes ao longo do trabalho pericial, são chamados assistentes técnicos. Assim, cabe a esses três profissionais atuando em conjunto buscar a verdade técnica sobre os fatos que serão apreciados pelo Magistrado. Esse modelo é ainda mais relevante quando estão em discussão na ação questões de alta tecnologia, por exemplo a invasão de um computador, descumprimento de um contrato sobre grandes sistemas informáticos, violação de direitos autorais, entre outros. O debate técnico entre perito do Juiz e os assistentes técnicos das partes é um método que visa assegurar o exame correto das evidências.

This site is currently being upgraded. Please, use our main site www.perito.com.br

0 Response(s) to “Programa da Rede Globo com IBP sobre Peritos Digitais”

You have to be registered in order to comment on articles and send messages directly to the editorial team. Please login or create a free user account.