Exame de origem, integridade e autenticidade, transcrição de gravações e reconhecimento de falantes

Published on by IBP Expert Witness (author)

Rede Record - Domingo Espetacular - IBP no exame forense de gravações de áudio e vídeo (photo: Rede Record)
Rede Record - Domingo Espetacular - IBP no exame forense de gravações de áudio e vídeo

A metodologia adotada no Instituto Brasileiro de Perícias (IBP) é pioneira na análise transdisciplinar e integrada das peças submetidas a exames forenses, frequentemente composta por arquivos digitais armazenados em CDs, DVDs, HDs, pendrives ou outros dispositivos que contêm o resultado de interceptações telefônicas ou gravações ambientais realizadas pelas Autoridades em cumprimento de decisões judiciais ou realizadas licitamente pelas partes no âmbito de processos judiciais.

A análise transdisciplinar realizada nos laboratórios forenses do IBP está ao cargo de reconhecidos especialistas em Fonética Forense, Tecnologia da Informação e Engenharia Eletrônica que atuam em conjunto com o objetivo de proporcionar maior confiabilidade na apuração de origem, autenticidade e integridade de gravações de áudio e vídeo, melhoria na qualidade do áudio e da imagem, segurança na qualidade de transcrições forenses, evitando inadequadas suposições, e reconhecimento aperfeiçoado de locutores considerando as dificuldades trazidas pela transformação de sinais durante o compartilhamento de canais de telecomunicações e redução no consumo de recursos nos  sistemas eletrônicos modernos, como ocorre com os aparelhos telefônicos móveis, impondo cautelas no uso forense de gravações.  São adotadas também técnicas laboratoriais aperfeiçoadas para verificar ruídos de fundo, alterações de banda, demais sinais ambientais e de possíveis manipulações.

Parte relevante desse trabalho é averiguar a cadeia de custódia do material submetido ao judiciário, apurando as condições dos sistemas empregados na coleta do material, os procedimentos realizados e a integridade dos arquivos digitais que contêm evidências.  O pioneiro modelo de trabalho utilizando no IBP há longo tempo atende as mais diversas demandas da sociedade, apoiando o Poder Judiciário e as partes na apuração da materialidade em ações nas esferas cível ou criminal.

0 Response(s) to “Exame de origem, integridade e autenticidade, transcrição de gravações e reconhecimento de falantes”

You have to be registered in order to comment on articles and send messages directly to the editorial team. Please login or create a free user account.